terça-feira, 26 de janeiro de 2016

#Histórias Antigas-Coco Chanel

Oii amores <33
Amanhã eu irei postar a retrospectiva okay?Houve alguns imprevisto aqui heuehue,mas amanhã vai está no blog!
Hoje,a histórias antigas é sobre a marca Coco Chanel.
Vamos lá...

 

Gabrielle Bonheur Chanel,nasceu dia 19 de agosto de 1883 em Saumur,e morreu em 10 de janeiro de 1971 no Hotel Ritz Paris,onde viveu por anos.O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.Quando a grande estilista morreu, encontraram em sua casa desenhos de roupas para uma nova coleção.
Coco Chanel é a única estilista presenta na lista das cem pessoas mais importantes da histórias do século XX da revista Time.

A marca Coco Chanel foi um verdadeiro mito.Responsável por grande partes das principais mudanças no vestuário feminino e na moda ocorridas no século XX.Considerada uma das forças do movimento feminista do começo do século passada.Mademoiselle Coco Chanel criou uma moda atemporal e elegante, ostentada até os dias de hoje, fazendo de sua marca um sinônimo de elegância e conforto. Enfim, CHANEL é sempre tendência.

História
Para contar um pouco da da história da marca CHANEL é imprescindível conhecer um pouco da vida de sua criadora. A estilista francesa, que se tornou símbolo de uma revolução nos costumes e na postura da mulher no cenário social, adquiriu a elegância e simplicidade como formas de sobrevivência. Mitômana, nunca quis admitir sua origem pobre. Foi apenas após a sua morte, em 1971, que os reais fatos de sua infância ficaram conhecidos do público. Nascida no interior da França, na pequena vila de Saumur em 19 de agosto de 1883, Gabrielle Bonheur Chanel ficou órfã de mãe (que era costureira) aos treze anos de idade. Seu pai, Albert Chanel, a mandou para um pensionato da cidade francesa de Auvergne, onde permaneceu até o fim da adolescência. Porém, a vida simples da cidade interiorana não condizia com a ânsia de Coco Chanel. Trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprende a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e até em um cabaré chamado Café Beuglant de la Rotonde , onde cantava a música “Qui qu’a vu Coco dans le trocadero?” (responsável pela origem de seu apelido Coco).


Mas o  intuito de vencer na vida era mais forte e, para isso, ela decidiu sair à procura de amantes, de preferência homens ricos, que pudessem lhe ajudar. Esse foi o primeiro grande confronto de Coco Chanel com a sociedade machista do início do século XX. O envolvimento com o milionário oficial da cavalaria Etienne Balsan levou-a a Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel (que muitos dizem ter sido o grande amor da estilista e morreu jovem em um acidente automobilístico em 1919), montou sua primeira loja, a Casa Chanel (Chanel Modes) em 1909, no piso térreo de um edifício em Paris. No começo, vendia elegantes chapéus para mulheres e acessórios. A loja estava localizada na região da Balsan, que era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e suas amadas, e uma oportunidade para Coco vender seus famosos e impecáveis chapéus. O estilo simples, sem grandes adornos de flores, encantou as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Quem era aquela mulher que ousava nos trajes simplistas, com misturas entre vestimentas femininas e masculinas? A partir desse momento, Coco Chanel decidiu dedicar-se à costura. Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios e a ajudou a adquirir um imóvel no prestigioso número 21 da Rue Cambon, no ano de 1910.

Seus cortes simples encantaram e, em 1913, antes da Primeira Guerra Mundial, inaugurou, simultaneamente, duas boutiques de moda, em Deauville (um dos elegantes centros da França na época) e em Paris. Nesta época ela começou a criar roupas esportivas femininas, como por exemplo, blusas com golas rolês, inspiradas nas roupas dos marinheiros, feitas de malha e tricô. Em 1916, quando já chefiava um exército de 300 funcionários, abriu uma loja de alta costura em Biarritz e, em 1921, fixou-se definitivamente no mítico n.º 31 da Rue Cambon, onde a Maison Chanel existe até os dias de hoje. Ainda nesta época foi ousada ao se tornar a primeira estilista a lançar um perfume com sua assinatura. Coco costumava dizer que no mundo da moda havia um excesso de homens que não sabiam como proporcionar o conforto às mulheres. Foi por isso que o estilo criado por ela revolucionou o século XX: ao libertar a mulher das faixas e corpetes apertados em saias cheias de babados, permitiu que se sentissem livres e poderosas, vestidas de maneira simples e prática. “Não há mulheres feias, há mulheres mal cuidadas”, costumava dizer. Com essa filosofia, queria atingir o maior número de mulheres que pudesse através de suas roupas de cortes retos e elegantes. Não se importava em ser copiada por outros estilistas; o que mais a alegrava era ver mulheres vestindo suas inovações.

Atual Presidentes da Marca:
 

Projetos:

Stardoll:
O Stardoll propôs em 2009 lançar a primeira coleção da Chanel no Stardoll.Foi inspirada na Coleção Chanel Primavera/Verão , na minha opinião foi a melhor coleção, a coleção propôs vestidos e conjuntos mais clássicos com cores mais nudes , suas bolsas então sem comentários uma mais linda que a outra. Segue a baixos fotos da Coleção 2009.

Depois de 2 anos mais ou menos o Stardoll Lança a Coleção Chanel Holiday Tribute 2011, foi lançada no final do ano no Stardoll, a coleção foi inspirada nas cores escuras dando o ar de uma coleção gótica mais nunca deixando a desejar, foi uma coleção maravilhosa. Confira a baixo fotos da Coleção original e que o Stardoll propôs:


Agora em 2012 foi lançada mais uma coleção da Chanel Haute Couture Primavera/Verão 2012. Essa coleção não teve muitas peças no plaza igual as outras coleções o desfile orginal foi apresentado dentro de um avião o stardoll também fez o mesmo tema, nessa coleção as cores das peças foram mais diversificadas mas mesmo assim perfeito.

Curiosidades sobre a Chanel:
1-O poder de Coco Chanel em ditar a moda era tão grande que a mania pelo bronzeado no verão surgiu quando,após uma viagem ao Mediterrânea,a estilista voltou com o tom de pele acobreado.Todas as mulheres queriam copiá-lo

2-O tradicional e reconhecido logotipo da marca Chanel com dois ''C'' entrelaçados foi criado pela própria estilista e deriva das iniciais de seu apelido e sobrenome :Coco Chanel.O logotipo somente foi registrado como marca depois da abertura de suas lojas..

3-No momento a Chanel emprega mais de 1.270.

4-O depoimento a seguir mostra a personalidade de Coco Chanel: “Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas o estilo Chanel. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda”. Uma das máximas de Chanel era: “Uma mulher elegantemente calçada nunca será feia”

5-Em 1920,Coco Chanel deu um de seus golpes mais ousados, lançando calças masculinas para mulheres, inspiradas nas calças de boca larga usadas por marinheiros. Conta uma lenda que a moda das calças boca de sino surgiria depois de uma visita da estilista à Veneza, onde Coco as usou dizendo que eram mais práticas para subir e descer nas gôndolas.

6-Em 1926,Lançamento do tailleur de tweed (o blazer feminino usado com saia), inspirado em uma das viagens da estilista à Escócia. Com a parte de cima com seus quatro bolsos, decorados com botões dourados, a ideia foi aclamada pela crítica e rapidamente tornou-se um clássico.

7-Em 1955,Lançamento das bolsas de matelassê e alça de corrente. Este modelo ficou conhecido como a clássica bolsa “2.55”. É incrível como um acessório, criado neste ano, mais precisamente em fevereiro (por isso o nome 2.55) atravessou décadas e modismos e ainda hoje permanece como referência de luxo e elegância. Foi com esta criação que Mademoiselle Chanel introduziu a bolsa de ombro ao guarda roupa feminino, mais uma de suas inovações e contribuições para a moda. Pelas mãos de Mr. Lagerfeld a bolsa é reeditada a cada estação em novas cores e nos mais variados tecidos, para serem usadas conforme o estilo e a ocasião.

8-Em 1971,Lançamento do perfume CHANEL Nº19. O número representava a data de nascimento de Coco Chanel (19 de agosto de 1883). Quarenta anos após seu nascimento, a Maison lançou uma nova versão um pouco mais refrescante dessa fragrância que atravessou o tempo e se tornou um ícone da CHANEL.

9-Em 2012,Inauguração de uma boutique joalheria no principado de Mônaco. A nova joalheria apresentou a coleção “1932”, que homenageia em 80 peças os 80 anos da Chanel Joaillerie.

10-Em 1999, Lançamento de uma coleção de óculos para sol e armações de receituário. Os óculos da grife, quase sempre, possuem o tradicional logotipo, com os dois “C” entrelaçados, em evidência nas hastes.

11-Em vez de desenhar seus croquis com caneta ou lápis, Chanel usava tesouras para modelar suas criações no papel. Ela mantinha sempre o objeto pendurado no pescoço, para que estivesse disponível quando necessário.

12-Em seu primeiro registro de nascimento, houve um erro de digitação e seu nome foi oficialmente registrado como “Chasnel”.

13-De todas as histórias mirabolantes que são contadas sobre a infância de Coco Chanel, a maioria foi inventada pela própria, na tentativa de esconder o passado humilde e sem glamour.

14-Nos primeiros anos da vida adolescente, Chanel cantou em cabarés para oficiais da cavalaria francesa. Acredita-se que nessa época surgiu o nome “Coco”, em função da música “Qui qu’a vu Coco”, que cantava com frequência.

15-Em 1924, Coco vendeu a maior parte dos direitos comerciais do Chanel No. 5, ficando apenas com 10% de lucros e ações. Insatisfeita com o contrato, ela lutou por mais de 20 anos para recuperar o controle total daParfums Chanel

E é isso..Espero que gostem sz
Bye!Kisses,continuem votando lá na enquete eu atualizei.

Um comentário:

  1. amo a historia,e foi muito saber que houve uma grande mulher por trás dessa gigante da moda.

    ResponderExcluir