Oii amores <33
Hoje é dia de História Antigas... sz
E o estilista da vez é o Valentino Garavani.
História:
Valentino Clemente Ludovico Garavani,nasceu no dia 11 de maio de 1932 no estado da Voghera na cidade Lombardia na Ítalia.Conhecido apenas como Valentino,é um estilista italiano.Já com a arte impressa em seu DNA e revelou-se um precoce talento.O menino de Voghera,pequena cidade localizada entre Turim e Milão,ganhou esse nome em homenagem ao maior astro do cinema mudo do início daquele século.
O também italiano Rodolfo Valentino,adorava arquitetura,escultura e pintura,além de ser um competente desenhista.Por conta disso,complementou seus estudos matriculando-se em um curso de desenho de moda no Instituto Santa Maria em Milão.Mas,ao 18 anos já estava em Paris,para onde foi com objetivo de estudar na Câmara.
O Valentino entrou no mundo da moda em 1950,quando era ainda adolescente e se mudou para Paris para estudar.Sua casa de moda está entre os ímpérios de moda mais famosos do mundo.
Valentino tem em mente que: "nenhum homem gostaria de sair com uma mulher que parece um homem" por isso seus modelos são extremamente femininos e possuem características próprias como os cortes diferenciados de sua grife,que é querida por famosos do mundo inteiro é uma das mais poderosas grifes do mundo; a marca Valentino também possui uma linha de cosméticos e de perfumes famosos como Rockin Rose e V.
Depois de um tempo o Valentino,volta para a Itália e abre seu próprio estúdio em 1959. Um acontecimento em particular iria mudar sua carreira. O ano era 1960, época de ouro. Em meio a essa efervescência cultural e de glamour, o jovem Valentino despontava no mundo da moda. Em Roma, por conta das filmagens de Cleópatra, a estrela americana Elizabeth Taylor se encanta com o novo estilista e encomenda um vestido branco para a estreia mundial de Spartacus. Isso bastou para Valentino subir mais um degrau rumo á consagração: Taylor foi apenas a primeira de uma longa lista de estrelas, beldades, famosas e socialites que se tornaram suas clientes assíduas.
Pouco depois, em 1961, apresenta a primeira coleção (120 modelos) em Roma, no seu ateliê da Via Condotti, apoiado financeiramente pelo pai. Mas sua primeira coleção seria apresentada oficialmente somente em 1962 em um desfile no Palazzo Pitti na cidade de Florença, então capital da moda italiana. Foi um sucesso. Valentino ainda era um jovem criador em ascensão, mas, muito rapidamente, passou a ser considerado um mestre da alta costura italiana. A explicação para isso é que parece ter “nascido pronto”: diferentemente da maioria dos profissionais em começo de carreira, que está em busca de um estilo próprio e segue vários caminhos até engrenar, aos 20 anos, ele já tinha um talento amadurecido, criando vestidos muito bem equilibrados e exatos nas proporções. Mal havia começado a carreira com a sua luxuosa alta costura, Valentino captou os movimentos do mercado e, na primeira metade dos anos 60, lançou a coleção de prêt-à-porter. Nessa mesma época, o então estudante de arquitetura que viria a ser seu parceiro e sócio por muitos anos, Giancarlo Grammetti, une-se a ele e passa a atuar como diretor comercial da grife, sendo responsável direto pela expansão internacional da marca que se iniciou nesta década.
No ano de 1968 lançou a coleção denominada Valentino´s White,onde o famoso ''V'' apareceu pela primeira vez.
A próxima década tem início com o lançamento de sua coleção masculina e feminina “ready-to-wear” em 1972, além da inauguração de suas primeiras boutiques nas cidades de Roma e Milão. Somente em 1975, Valentino realizou seu primeiro desfile na cidade de Paris. Em 1978 lançou seu primeiro perfume (Valentino Classique) em noite de gala no teatro Champs Elisées na cidade de Paris. A expansão da marca VALENTINO continuou com abertura de sofisticadas boutiques nos Estados Unidos e Japão. Nos anos seguintes a marca introduziu em sua linha novos produtos, como por exemplo, jeans, braceletes e colares, camisetas, além de uma linha de decoração que incluía tecidos, estampas, papel de parede.
Loja:
Nos anos seguintes a grife italiana experimentou um grande período de expansão com inauguração de lojas nas cidades de Bangkok, Honolulu, Buenos Aires e Dallas. Além disso, em 2005, firmou um importante acordo para o desenvolvimento de uma linha de decoração de interiores, expandindo assim ainda mais o universo da grife italiana. Em 2008, o estilista se aposentou e deixou a empresa. Mas, nessa altura, a marca VALENTINO já havia entrado para a história da moda. Após a saída do mestre o cargo de diretor de criação da marca foi assumido por Alessandra Facchinetti, que permaneceu pouquíssimo tempo antes de passar o bastão para a dupla Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Chiuri. A primeira coleção assinada pela dupla foi extremamente elogiada pela crítica e provou ter conquistado celebridades e famosos, como por exemplo, Jennifer Aniston, que escolheu um vestido da marca para a cerimônia do Oscar em 2009. O sucesso da talentosa dupla chamou a atenção da família real do Qatar, que em julho de 2012, através de seu fundo de investimento adquiriu o VALENTINO FASHION GROUP (que inclui as marcas VALENTINO, MISSONI e MARLBORO CLASSICS) por €700 milhões.
Atual presidente da marca:
O próprio Valentino Garavani
Projetos:
Stardoll:
No dia 9 de dezembro de 2013,lançou a primeira coleção ou melhor tribute do
Valentino,a coleção fez bastante sucesso..Em menos de 20 minutos mais de 100.000 usuários já tinha obtidos as peças e os itens sz
Curiosidades sobre o Valentino:
1-Em 1989 foi inaugurada a Academia Valentino,um espaço para apresentações de arte.
2-O império da grife VALENTINO estende-se de Nova Iorque a Moscou, com seus chiques produtos vendidos em 1.250 das mais badaladas lojas de departamento do mundo e através de 129 sofisticadas lojas próprias em aproximadamente 80 países. A marca italiana oferece também luxuosas coleções de óculos, bolsas, relógios e acessórios, além de uma linha de cosméticos e de perfumes.
3-Os concorrentes diretos da marca Valentino são:Gucci,Chanel,Prada,YSL e Dior
4-No dia 23 de janeiro de 2008, tudo ficou diferente nas noites de gala. Valentino Garavani, costureiro número um das celebridades, decidiu se aposentar depois de 45 anos vestindo estrelas como Sophia Loren, Elizabeth Taylor, Jacqueline Kennedy, Farah Diba, Audrey Hepburn e etc.
5-Em seu último desfile ele foi aplaudido de pé pelos 800 convidados numa tenda instalada nos jardins do Museu Rodin, em Paris.
6-Em junho de 2000, a Associação dos Criadores de Moda dos Estados Unidos decidiu atribuir a Valentino Garavani um prémio pela sua carreira de estilista.
7-No final da década de 60, Valentino Garavani conheceu um estudante de arquitetura, Giancarlo Giametti, que se viria a tornar seu sócio e que se revelou determinante na expansão mundial do negócio.
8-Em 1972, lançou as suas coleções de pronto-a-vestir para homem e mulher, ao mesmo tempo que abria as primeiras lojas próprias em Roma e Milão. Valentino apresentou também uma linha jovem, chamada Oliver em homenagem ao seu cão, e expandiu nos anos seguintes a sua arte e negócio para outro tipo de roupa, como gravatas, camisas e jeans, e para a decoração de interiores, através dos têxteis, móveis e papel de parede.
9-Aos dezassete anos, rumou então a França, onde, depois de tirar o curso de design em três anos, foi assistente de Jean Dessès durante cinco, seguindo-se dois anos de trabalho com Guy Laroche
10-Além de ter conquistado a exigente clientela com seu glamour, Valentino também as fascinou com suas frases marcantes, como “o vermelho é o meu preto”. Jacqueline Kennedy, por exemplo, era uma discípula tão “obediente” que se casou com o armador grego Aristóteles Onassis usando um vestido vermelho curto e moderníssimo
11-O anúncio de aposentadoria do estilista causou tristeza no mundo inteiro, já que os famosos ficaram órfãos dos croquis do italiano - de seus bordados sofisticados, drapeados e plissados perfeitos para vestir as milionárias americanas, condessas italianas e todas as beldades de Hollywood, sua clientela mais fiel. Sua única frustração é não ter vestido a rainha Elizabeth II, a única cliente que lhe faltava.
E este foi o post sobre o Mito Valentino sz.
Continuem a votar na enquete do quadro
Bye!Kisses