sábado, 23 de abril de 2016

#Histórias Antigas-Fendi

Oii amores <33
Depois de um tempo,estou aqui voltando com os quadros!
Eu ainda não fiz a manutenção da enquete,mas eu irei fazer sz.
Hoje,o estilista da vez é Fendi.
História:
Tudo começou em 1918 quando Adele Casagrande, cuja família era formada por ricos produtores de couro de Florença, abriu uma pequena loja de artigos de couro e peles na Via Del Plebiscito no centro de Roma, que fabricava também bolsas de couro macio com refinamento de formas, texturas e minuciosos acabamentos de fechos e fivelas, além de sacolas de verão feitas com tiras de lona. Quando ela se casou com Edoardo Fendi em 1925, eles tomaram a decisão de mudar o nome da loja para FENDI. Era o período do pós-guerra, onde a classe média estava tentando se reerguer e voltar a ter hábitos consumistas. Foi com esse cenário que a loja rapidamente se tornou um sucesso, vendendo malas de couro e outros artigos para uma clientela cativa. O negócio prosperou e uma nova loja foi inaugurada na Via Piave em 1932, uma área residencial que estava se tornando um centro comercial da época. O crescimento da FENDI, já bem conhecida e conceituada em Roma, com importantes clientes assíduos, começou a romper as fronteiras da região, tornando-se um símbolo de estilo e bom gosto para as mulheres italianas. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1946, a segunda geração da família começou aos poucos a ingressar nos negócios. A primeira a trabalhar na empresa foi Paola, filha mais velha e então com 15 anos na época, que depois assumiria a divisão de peles, seguida de suas irmãs Anna (divisão de couro), Franca (relacionamento com clientes), Carla (coordenadora de negócios) e Alda (departamento de vendas). Com cinco ativas e talentosas jovens mulheres ao leme, a FENDI começou a galgar seu sucesso no mundo da alta costura. As jovens implantaram ideias modernas e criaram linhas arrojadas de produtos (malas, bolsas e casacos de pele). Em 1964, a marca que já era muito conhecida na Itália, abriu uma de suas muitas lojas nesse período, na sofisticada Via Borgognona. Em 1965 uma aliança, que mudaria os rumos da marca, foi selada entre a empresa e o jovem designer alemão Karl Lagerfeld (hoje também o atual estilista da Maison Chanel), que assumiu como diretor criativo da grife, apresentando uma nova leitura aos casacos de pele, fora da alta costura e dentro do prêt-à-porter (expressão em francês para roupa comprada pronta em lojas) como a jaqueta jeans com acabamento em pele. Foi ele o responsável pela criação do logotipo com os duplos F invertidos (chamado de “Zucca” quando é maior e “Zucchino” quando é menor), que mais tarde foi adicionando à lista de símbolos de status internacional, e, ajudado pelas irmãs, revolucionou o tratamento das peles e de outros tecidos. 



Outros materiais, como fibras entrelaçadas e até mesmo peles revestidas em ouro 24 quilates, passaram a ser aplicados nos acessórios da marca italiana. Bordados, impressões e cores também fizeram parte de suas coleções ao longo dos anos. O que era uma peça preciosa, mas rígida e pesada se tornou leve, macia e pra lá de elegante. A equipe comandada pelo alemão trabalhou para inventar novas maneiras de se trabalhar com as peles (curtimento, tingimento e tratamento), além de ter introduzido peles inusitadas, transformando-as em acessórios de moda. A FENDI conquistou prestígio e a liderança no setor, utilizando peles tingidas, com mão de obra de alta qualidade e refinada técnica de corte, trunfos que valeram à marca italiana a conquista de vários prêmios internacionais. 

Atual presidente da marca:

Projetos:
 Controvérsia:
Por muito tempo,as peles de animais foram banidas das passarelas,em nome da moda politicamente correta. Pele e couros sintéticos, no entanto, não se comparam ao luxo das peças autênticas, que aos poucos estão conquistando novamente seu lugar nos guarda-roupas de celebridades e, consequentemente, na alta costura. A FENDI tem lugar de destaque neste cenário, já que Karl Lagerfeld é o estilista que mais revolucionou a arte de trabalhar com peles. Basta entrar no site oficial da marca para perceber o uso de couros de cobras e peles de ursos, entre outros animais, em suas peças. E foi justamente isso que fez com que a marca italiana se tornasse um dos principais alvos de ativistas e associações que defendem os direitos dos animais. Um exemplo do mais recente protesto ocorreu no mês de julho de 2011 na Coréia do Sul, em que muitos ativistas despedaçaram um animal de mentira e deixaram escorrer sangue falso do mesmo sobre o nome FENDI. Os ativistas também pediram apoio em uma campanha de boicote à grife italiana. O próprio Karl Lagerfeld, em uma entrevista recente colou ainda mais “lenha” nessa polêmica discussão: Em um mundo onde se come carne, utilizar o couro para sapatos, roupa e bolsas torna a discussão sobre as peles infantil.
 
 A ousadia:
No dia 19 de outubro de 2007,a grife realizou,segundo especialistas de moda,o mais grandioso desfile da história utilizando como passarela a Grande Muralha da China. Foram 500 convidados, entre eles celebridades chinesas como a atriz Zhang Ziyi, 88 metros de passarela e supostos US$ 10 milhões para que 88 modelos desfilassem visuais (muitos na cor símbolo da China, o vermelho) com motivos circulares numa coleção de inverno que evidenciava símbolos de prosperidade e felicidade. O megaevento fez parte da estratégia do grupo de LVMH, de promover o nome da grife italiana de uma forma mais agressiva, especialmente no próspero e emergente mercado chinês.

Stardoll: 
A primeira tribute feita inspirada na Fendi,foi lançada dia 23 de junho de 2014,a coleção foi no entanto surpreendente.Com as mais belas bolsas e acessórios e até mesmo sapatos.De toda a coleção,as bolsas foram as mais lindas.O item que mais recebeu atenção foi as bolsas.
curiosidades sobre a marca:

1-Na década de 70, a marca alcançou um grande reconhecimento e seus produtos eram vendidos nas melhores lojas do mundo. A empresa lançou uma nova linha de produtos e acessórios, como luvas, jeans, gravatas, óculos, relógios, isqueiros e canetas em 1984.
 
2-No ano seguinte, para comemorar os 60 anos da marca, organizou um suntuoso desfile no Museu de Arte Moderna de Roma. Somente em 1989, inaugurou sua primeira loja em solo americano, localizada em plena Quinta Avenida.  
 
3- Em 1968, as malas e bolsas da FENDI foram descobertas em Roma por Marvim Traub, então presidente da famosa loja de departamento americana Bloomingdale’s, que as levou para serem vendidas em Nova York. Não demorou muito para os produtos da marca despertar a atenção de várias outras lojas americanas que queriam tê-los para vender á seus consumidores, fazendo com que hoje em dia a FENDI seja a marca com maior número de representações dentro das tradicionais lojas de departamento americanas.
 
4-Atualmente a marca italiana possui 190 lojas próprias (das quais 12 são consideradas Flagship Store) distribuídas por 35 países e mais de 750 pontos de vendas localizados em luxuosas lojas de departamento, que comercializam sua vasta gama de produtos, como peles e artigos em couro, roupas, coleções esportivas, acessórios, perfumes, relógios e óculos. Aproximadamente 70% de toda sua produção é exportada para outros países, especialmente Estados Unidos, Ásia e Europa. A marca faturou em 2011 €600 milhões. 
 
Gostaram da materia?
Bye!Kisses

Um comentário:

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